terça-feira, 2 de março de 2010

Super Interessante - Edição 276 - Março de 2010

Li esta reportagem inteira e quero "recortar" um trecho da página 59, que relata um experimento científico, que mostra o quão preconceituosa pode ser a intuição.
Segue o texto: "...Um experimento de Keith Payne, psicólogo da Universidade da Carolina do Norte, mostra uma face mais sombria da mesma coisa. Payne colocava os participantes diante da tela de um computador. Aí aparecia rapidamente um rosto branco ou negro. Depois surgia na tela um desses dois objetos: ou uma chave inglesa ou um revólver. Tudo num piscar de olhos. E as pessoas tinham que dizer o que viram. O resultado? Elas identificavam mais rápido o revólver quando a imagem dele era precedida por um rosto negro do que por um branco. Payne, então, colocou os voluntários sob pressão: tinnham de dar a resposta em meio segundo. Aí muitos passaram a dizer que a chave inglesa era um revólver quando ela aparecia depois do personagem negro. A única maneira de diminuir o preconceito inconsciente nas respostas era dar mais tempo para o pessoal determinar, com calma, o que tinha visto..."

4 comentários:

  1. Temos que mudar esta imagem que todos tem sobre o negro. Mesmo porque, vivemos em uma sociedade em que não se sabe de onde virá o perigo.
    Fico pensando se um polícial, quando vê um carro novo, com vários negros dentro, também não passa por esta ilusão de ótica, e comete os excessos que bem sabemos.

    ResponderExcluir
  2. Mas se houvesse mais revólveres depois das imagens de negros, pode ser uma reação inconciente, e aí o racismo é de quem criou o teste.

    ResponderExcluir
  3. AMIGOS, NAVEGUEI POR MUITO TEMPO NESSE BLOG E A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI É MESMA QUE TENHO DE TODAS AS MATÉRIAS À RESPEITO... RACISMO GERA RACISMO. TENHO FILHAS E FILHOS NEGROS E BRANCOS. ISSO CAUSADO TANTO PELAS MINHAS ORIGENS QUANTO PELA ORIGEM DAS MÃES QUE NÃO SÃO AS MESMAS... NÃO VEJO DIFERENÇA ENTRE ELES A NÃO SER QUANDO SAIO À RUA COM UM DELES POIS APARENTEMENTE SOU BRANCO APESAR DO MEU AVÔ PATERNO SER NEGRO SOMOS "OLHADOS" DIFERENTEMENTE TANTO PELOS CIDADÃOS NEGROS COMO BRANCOS. QUANDO VEJO ESSAS DISCUSSÕES FICO MEIO PERDIDO NO MEIO DO TIROTEIO. DE CONCRETO MESMO SÓ SEI QUE PERTENÇO À RAÇA HUMANA QUE NÃO TEM COM COR...SOMOS SERES HUMANOS. ACHO MESMO UMA BABAQUICE ESSAS DISCUSSÕES. O BRASIL PRECISARIA SOFRER UMA "REENGENHARIA SOCIAL" ONDE BASTARIA OBEDECER À CONSTITUIÇÃO ONDE FALA QUE SOMOS IGUAIS. NÃO VEJO NECESSIDADE DE EXISTIR SECRETARIAS RACIAIS, DELEGACIAS DA MULHER, DO IDOSO DOS GAYS, COTAS NÃO SEI DAS QUANTAS. GENTE, NÓS SOMOS "PESSOAS HUMANAS" INDEPENDENTE DE RAÇA OU PREFERENCIAS. BOM ESSE ASSUNTO GERA MUITA POLEMICA MAS NEM DEVIA POIS É MUITO SIMPLES:FALTA AMOR E RESPEITO SÓ ISSO....PAULO CESAR AZEVEDO NATAL RN pcazevedo1@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. AMIGOS, NAVEGUEI POR MUITO TEMPO NESSE BLOG E A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI É MESMA QUE TENHO DE TODAS AS MATÉRIAS À RESPEITO... RACISMO GERA RACISMO. TENHO FILHAS E FILHOS NEGROS E BRANCOS. ISSO CAUSADO TANTO PELAS MINHAS ORIGENS QUANTO PELA ORIGEM DAS MÃES QUE NÃO SÃO AS MESMAS... NÃO VEJO DIFERENÇA ENTRE ELES A NÃO SER QUANDO SAIO À RUA COM UM DELES POIS APARENTEMENTE SOU BRANCO APESAR DO MEU AVÔ PATERNO SER NEGRO SOMOS "OLHADOS" DIFERENTEMENTE TANTO PELOS CIDADÃOS NEGROS COMO BRANCOS. QUANDO VEJO ESSAS DISCUSSÕES FICO MEIO PERDIDO NO MEIO DO TIROTEIO. DE CONCRETO MESMO SÓ SEI QUE PERTENÇO À RAÇA HUMANA QUE NÃO TEM COM COR...SOMOS SERES HUMANOS. ACHO MESMO UMA BABAQUICE ESSAS DISCUSSÕES. O BRASIL PRECISARIA SOFRER UMA "REENGENHARIA SOCIAL" ONDE BASTARIA OBEDECER À CONSTITUIÇÃO ONDE FALA QUE SOMOS IGUAIS. NÃO VEJO NECESSIDADE DE EXISTIR SECRETARIAS RACIAIS, DELEGACIAS DA MULHER, DO IDOSO DOS GAYS, COTAS NÃO SEI DAS QUANTAS. GENTE, NÓS SOMOS "PESSOAS HUMANAS" INDEPENDENTE DE RAÇA OU PREFERENCIAS. BOM ESSE ASSUNTO GERA MUITA POLEMICA MAS NEM DEVIA POIS É MUITO SIMPLES:FALTA AMOR E RESPEITO SÓ ISSO....PAULO CESAR AZEVEDO NATAL RN pcazevedo1@gmail.com

    ResponderExcluir