quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quanto Evoluímos Dentro Da Mídia de 1987 Até Hoje? [Ed Motta no MIS 1987]

Se fizermos uma retrospectiva de pouco mais de 20 anos para cá, podemos dizer que tivemos alguns ganhos apesar de muitas "brigas" com a mídia. Encontrei esta raridade de vídeo do Ed Motta (Ed King, ainda) antes mesmo de dar nome à sua primeira banda (Conexão Japeri), aqui ele devia ter entre 13 e 14 anos e mostra um pouco de uma técnica vocal (com melismas e scats) que era muito mal vista no Brasil. Cerca de 01 ano depois (meados de 1988 e começo de 1989) ele estourou seu 1º hit parede (Manuel, com a Banda Conexão Japeri), aperfeiçoou muito mais sua técnica vocal (superando em muito suas próprias influências), mas mesmo assim muitos canais de televisão, tratavam o "sobrinho do Tim Maia" com adjetivos bem pejorativos como: louco, débil mental, estranho, etc...

Por ironia esse "sotaque" de black music americana fez escola aqui no Brasil e hoje qualquer comercial de margarina, show de calouros e os "Ídolos" da vida utilizam descaradamente esse estilo que foi desenvolvido ao máximo com Ed Motta, aqui no Brasil.

O negro ainda não surgiu na mídia de maneira justa de acordo com o % da população negra brasileira. Nem tão pouco representando papéis relevantes de maneira significativa, mas "nossos" ouvidos estão cada vez mais democráticos quando se trata de black music (no sentido mais amplo do que seja black music).

Houve sim uma evolução...

Abaixo mais 02 vídeos do ano de 1992 (nesta época os críticos "calaram a boca" e renderam-se ao talento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário