segunda-feira, 26 de abril de 2010

Natura [Campanha Publicitária]


Li uma denúncia na Não Compre de Empresas Racistas - Orkut, que me fez pensar o seguinte, muitas vezes lutamos pelo número de negros em uma peça publicitária ou novela, mas ainda existe outra questão à ser discutida: o tempo de exposição do negro na mídia.

Parem pra pensar não adianta (em qualquer tipo de exposição televisiva existir centenas de negros, se estes 'aparecem' apenas numa fração de segundos).

Segue como um exemplo de pouco tempo de exposição a propaganda da Natura para o 'Dia das Mães'
http://www.youtube.com/watch?v=SuEvwu0lKc4&feature=related

8 comentários:

  1. Essa empresa de Joinville SC não contrata, negros http://www.dohler.com.br/pt/home/home.php

    Boicote também as tolhas vendidas por essa empresa !!!!

    ResponderExcluir
  2. É triste saber que o espaço que os negros tem na mídia ainda o apresenta também como aquele que serve, não aquele que manda.
    Prestem atenção há algumas novelas: o negro é o empregado, o motorista, o ascensorista, o faxineiro e assim vai. Agora conte nos dedos quantos fazem papéis como donos de grandes empresas, milionários?
    A mídia se encarrega de colocar o negro em posição inferior na maioria das vezes, o quando o coloca em ascenção, é com ajuda de um branco, não por esforços próprios.

    ResponderExcluir
  3. Se os negros soubessem o quanto são agradáveis a DEUS esqueçeriam isso tudo porque no grande dia não haverá separação por cores e sim por "Obras" Natura é uma potência aqui na terra mas lá no céu não vale nada e o importante não é o aqui é o lá..........

    ResponderExcluir
  4. Minha linda Zeli mas enquanto não chegamos lá no céu devemos pagar a divida historica que temos com nossos irmãos negros aqui no Brasil e na africa também. E de agora que estamos falando. E neste comercial nem deu pra ver a cor da mãe e da filha de tão rapido. Essa natura tembém é outra que serve só pra avacalhar as raças. fora o preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, elas aparecem tanto tempo quanto os outros. Podem contar. É verdade que só existe ela de negra naquela imensidão de mães, e esse é o problema. Em segundo lugar, a culpa não é da natura. As empresas, quando querem fazer uma campanha, contratam uma empresa de publicidade. Essa empresa de publicidade (a "culpada" nesse caso) contrata modelos e atores para os comerciais. Nesse caso, as agencias de modelo (que indicam a maioria dos participantes das campanhas) é que teria culpa. Enfim, das culpas, a da natura é a menor, que só aceitou a propaganda (bem feita, por sinal) da publicitária

    ResponderExcluir
  6. Acabo de achar esse blog em pesquisa que intitulei de “Natura Racismo”, justamente
    por estar em mais uma noite de pedidos, pois sou revendedora há 22 anos e encontrar nas páginas da revista especial de pais apenas pais e filhos de peles brancas.

    Esse fator se repete nas mídias em geral e principalmente nas revistas Natura de cada ciclo e em todas as campanhas especiais (mães, pais, crianças, natal, no guia de boas vindas e no CD da linha Mamãe e Bebe).
    Na revista a cada ciclo só aparecem modelos negras quando a página da maquiagem e do produto para cabelos são específicos para pessoas negras.

    Esse racismo já foi mais disfarçado pela empresa, mas hoje é declarado e não se esforçam para parecer diferente e ao contrário do que diz o Marcelo aqui, a culpa é sim dos dirigentes da empresa, ou você acha que eles não revisam as matérias que serão publicadas? E se ao invés de racismo fosse uma apologia a drogas ou armas, acha que a “culpa” seria somente dos publicitários?

    Já enviei diversos emails para a Natura e endereçados ao Presidente da empresa falando no tema e pedindo explicações (se é que tenho esse direito), mas nunca tive resposta.
    Mas continuarei buscando formas de pedir ao Sr Presidente da Natura, que reveja seus conceitos e preconceitos, ou nos apresente uma boa explicação.
    E também lembre-se que existe no Brasil e no mundo milhares de negros usuários dos produtos Natura, que compram e pagam com a mesma moeda dos brancos.

    ResponderExcluir
  7. A propaganda do ENGOV (atual set 2010)é outro exemplo racista.

    ResponderExcluir
  8. É lamentável ver que estas empresas tem preconceitos contra nós negros ou contra qualquer outra raça e deficiência (sim, se brincar, acho que até com deficientes eles tem preconceitos). Mas como fala os Racionais MC's em um trecho da musica Voz Ativa:

    "Esse é o Brasil que eles querem que exista
    Evoluído e bonito, mas sem negro no destaque
    Eles te mostram é um pais que não existe
    Esconde nossa raiz
    Milhões de negros assistem
    Engraçado que de nós eles precisam
    Nosso dinheiro eles nunca descriminam
    Minha pergunta que fica
    Desses artistas tão famosos
    Qual você se identifica ?"

    Se eles nos boicotam em termos de empregos, vamos boicotareles também deixando de comprar os seus produtos.

    ResponderExcluir